Mais de cem toneladas de peixes mortos foram encontradas na quinta-feira (29) ao longo das margens de um rio perto de Atenas, na Grécia. As autoridades locais atribuíram a mortandade em massa a "flutuações climáticas extremas". Com informações da Associated Press.
VEJA O VÍDEO
Os peixes de água doce cobriram quase toda a baía na cidade de Volos, ao norte de Atenas, e também invadiram rios vizinhos. As mortes estão relacionadas o aumento dos níveis de água devido às enchentes de 2023, seguido por meses de seca severa.
No final de 2023, uma tempestade causou grandes inundações e mortes na Grécia central, elevando abruptamente os níveis de água. No entanto, desde então, a situação piorou com a baixa precipitação e as repetidas ondas de calor durante o verão. Os peixes provinham do lago Karla, restaurado em 2018 após ter sido drenado na década de 1960 para enfrentar a seca.
Anna Maria Papadimitriou, vice-governadora da região da Tessália, relatou à televisão estatal grega que "milhões de peixes mortos foram encontrados no lago Karla".
A REMOÇÃO DOS PEIXES
As autoridades regionais contrataram barcos de pesca e escavadeiras para remover os peixes mortos e transportá-los para incineração.
O incidente também afetou significativamente os negócios locais ao longo da orla, com uma redução de 80% na atividade comercial nos últimos três dias, de acordo com a Câmara de Comércio de Volos. "Os negócios na orla, especialmente os bufês, estão suspendendo as operações", informou a câmara. "O forte odor ao longo da costa é desagradável para moradores e visitantes, prejudicando severamente o turismo em Volos."