Vídeo mostra momento em que avião capota durante pouso no Canadá

O acidente envolveu um jato modelo CRJ900 da Delta Airlines, que deixou três pessoas gravemente feridas, incluindo uma criança.

Avião acidentado em Toronto  | Reprodução/Redes sociais Avião acidentado em Toronto | Foto: Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Imagens feitas no aeroporto de Toronto, no Canadá, registraram o momento dramático em que um avião capotou ao tentar aterrissar na tarde de segunda-feira (17).

O acidente envolveu um jato modelo CRJ900 da Delta Airlines, que deixou três pessoas gravemente feridas, incluindo uma criança. As imagens mostram o avião se aproximando do aeroporto coberto de neve. Ao tocar o solo, a aeronave perdeu o equilíbrio, fazendo com que a asa direita batesse no chão e pegasse fogo imediatamente. Com a explosão, o avião virou para o lado direito e capotou. As chamas foram rapidamente controladas.

Segundo Todd Aitken, chefe dos bombeiros de Toronto Pearson, o maior aeroporto do Canadá, as condições no momento do acidente eram de tempo seco e sem vento cruzado, o que exclui algumas hipóteses sobre o que causou o acidente. No entanto, especialistas levantaram a possibilidade de que uma rajada de vento cruzado — que pode afetar a estabilidade da aeronave na hora do pouso — tenha contribuído para o capotamento.

“O que podemos afirmar é que a pista estava seca e não havia condições de vento cruzado”, disse Aitken. John Nelson, um dos passageiros, relatou que as pistas estavam em condições incomuns e que o pouso foi “duro”, com a aeronave batendo forte no solo antes de derrapar e capotar.

A região de Toronto tem enfrentado intensas nevascas nos últimos dias. De acordo com o Serviço Meteorológico do Canadá, o aeroporto estava sujeito a ventos de até 65 km/h, com temperatura de aproximadamente -8,6°C.

O avião Mitsubishi CRJ-900LR, que fazia o voo DL4819 vindo de Minneapolis, capotou por volta das 14h15 no horário local (16h15 em Brasília). A aeronave era operada pela Endeavor Air, uma subsidiária da Delta.

As circunstâncias do acidente ainda não foram totalmente esclarecidas pela polícia local. A bordo, estavam 80 pessoas, incluindo 76 passageiros e 4 tripulantes — todos evacuados. Dos 18 feridos, três estão em estado grave. A ministra dos Transportes, Anita Anand, confirmou que uma criança, um homem de cerca de 60 anos e uma mulher da mesma faixa etária foram levados de helicóptero para hospitais da região.

O primeiro-ministro da província de Ontário, Doug Ford, expressou seu alívio em sua conta na rede social X: “Estou aliviado por não haver mortes após o incidente em Toronto Pearson. Autoridades da província estão em contato com o aeroporto e as autoridades locais e fornecerão toda a ajuda necessária”.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com