Imagens que mostram o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e sua comitiva dentro do helicóptero antes de sofrerem um acidente foram divulgadas pela TV estatal do país. A aeronave que transportava o presidente sofreu um acidente aéreo neste domingo (19), devido a condições climáticas adversas.
O presidente Raisi voltava de uma viagem oficial feita ao Azerbaijão para a inauguração de uma barragem junto ao presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. Veja o vídeo!
Queda do helicóptero
Segundo a agência de notícias da República Islâmica (IRNA), o helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental. A agência chegou a informar que o local exato do acidente teria sido identificado, mas depois apagou a publicação.
COMO ESTÃO AS BUSCAS PELAS VÍTIMAS?
O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã restringiu a área de busca a um raio de 2 km. Pelo menos 40 equipes de resgate fazem buscas na região.
O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, declarou que dois dos membros da comitiva presidencial conseguiram estabelecer contato com as equipes de resgate, sugerindo que o acidente não teria sido grave. Um oficial iraniano afirmou à Reuters que "estão esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes".
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou à TV estatal do país que as equipes de resgate podem "levar algum tempo" para chegarem ao helicóptero, devido às condições climáticas adversas na região.
TENSÃO POLÍTICA
O Líder supremo do Irã, Ali Khamenei aconselhou a população a não se alarmar ou preocupar, assegurando que "a gestão do Estado do Irã não será afetada" pelo acidente.
De acordo com a agência IRNA, o gabinete do Irã convocou uma sessão emergencial neste domingo para gerenciar as consequências do acidente. A reunião, liderada pelo vice-presidente Mohammad Mokhber, visou mobilizar todas as capacidades governamentais para localizar o helicóptero de Raisi e sua comitiva.
A agência de notícias FARS pediu aos iranianos que orassem pelo presidente do país. A IRNA divulgou imagens das buscas pelo helicóptero e confirmou que o vice-presidente do Irã e alguns membros do gabinete do governo estão a caminho de Tabriz, província do Azerbaijão Oriental.