
Um caça F-35 dos Estados Unidos caiu no Alasca nesta terça-feira (28). De acordo com as autoridades americanas, o piloto conseguiu ejetar a tempo e sobreviveu ao acidente.
O incidente ocorreu próximo à Base de Eielson, localizada na região da Força Aérea dos EUA. As autoridades informaram que o caça sofreu “danos significativos” e que a causa do acidente está sendo investigada pelos militares.
O piloto foi rapidamente levado para um hospital local para avaliação e, felizmente, está em boas condições. Equipes de emergência foram enviadas ao local para prestar apoio. A Força Aérea emitiu um comunicado pedindo aos motoristas que evitem parar nas rodovias próximas ao acidente e alertou sobre a proibição de tirar fotos na área.
O F-35 é considerado um dos caças mais avançados do mundo, fabricado pelos Estados Unidos e utilizado por vários aliados norte-americanos. A Base de Eielson foi escolhida em 2016 para abrigar 54 unidades do F-35, com um custo de expansão da base de US$ 500 milhões.
Este não foi o primeiro acidente com um caça F-35. Em setembro de 2023, outro avião do mesmo modelo caiu na Carolina do Sul. O piloto também conseguiu ejetar-se com sucesso e sobreviveu, enquanto a aeronave seguiu sem controle por alguns minutos antes de cair em uma área distante da Base Aérea de Charleston.