Abençoada por Deus e tendo como padroeiro Santo Antônio Aparecido, o município de Campo Maior, distante 80 km de Teresina, chama a atenção de quem passa pela cidade. Com 259 anos de história e com uma população de 47 mil pessoas, Campo Maior vem crescendo muito nos últimos anos. A imagem do Açude Grande, nas margens da BR-343, encanta os olhos com a presença da carnaúba, símbolo da região, e das águas refletindo a imagem do céu.
O município também possui outros pontos turísticos que atraem a população, como a Catedral de Santo Antônio, na Praça Bona Primo, onde todos os anos é celebrado o Festejo do Padroeiro, uma das maiores festas religiosas do estado; a Serra de Santo Antônio, que possui uma extensão de 4 mil hectares e faz parte de uma área de preservação ambiental; a Batalha do Jenipapo, marco histórico pela Independência do Brasil e também a culinária, que lhe rendeu o título de terra da carne de sol.
A carne de sol movimenta o município em vários aspectos. Entre eles está o turismo e a economia, com tantas churrascarias e restaurantes. Em seus 259 anos de emancipação política, Campo Maior cresce a cada dia, com novos loteamentos e empreendimentos, e investimentos estruturais estão sendo importantes para atender a demanda.
O comerciante Roberto Alves, que trabalha vendendo e preparando carne de sol fala que há 25 anos vem conseguindo sua renda comercializando o prato típico. “A carne de sol de Campo Maior é considerada a melhor do Brasil porque nós trabalhamos com a melhor carne. Há muitos anos já se fazia a carne de sol e para nós é uma fonte de renda muito importante e se tornou um meio de vida nosso e de muitos amigos”, declarou.
Mas para que o desenvolvimento do comércio local e da cidade como um todo aconteça, são necessários investimentos para melhorar o fornecimento de energia elétrica. Recentemente foram feitas melhorias na subestação de energia de Campo maior, com um novo disjuntor e um novo alimentador. Uma aplicação de quase 1 milhão e meio de reais que está beneficiando mais de 5 mil pessoas.
Quem já vem aprovando as melhorias no fornecimento de energia é a consumidora Auzira Vitório, que é técnica de enfermagem. Ela falou ainda que está muito feliz pois vai ganhar uma geladeira nova, através do programa de eficiência energética, na Plataforma E+ da Equatorial Piauí, e que já trocou toda a iluminação de casa por lâmpadas de led, por meio do mutirão da Equatorial Piauí.
Ao todo, 150 famílias de baixa renda foram contempladas com a troca da geladeira. Com uma cultura efervescente e bastante aflorada, a terra da Batalha do Jenipapo tem muito o que comemorar com os avanços conquistados.