Israel confirma fim dos ataques aéreos ao Irã; País promete retaliação

Diversas explosões foram ouvidas em Teerã, capital do Irã, e em Damasco, na Síria.

Ataques aéreos no Irã. | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após ataques aéreos, iniciados nesta sexta-feira (25), as Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês) informaram que os bombardeios foram cessados e concluídos durante a madrugada deste sábado (26). Foram realizadas três ondas de ataques ao território iraniano, o qual a imprensa local informou que o governo irá responder de forma "proporcional". 

Diversas explosões foram ouvidas em Teerã, capital do Irã, e em Damasco, na Síria. Segundo Israel, os ataques foram "precisos e direcionados" contra alvos militares em diversas áreas do Irã, incluindo instalações de fábricas de mísseis. Até o momento, não há informações de quantas pessoas ficaram feridas.

"Nossos aviões retornaram com segurança para casa. O ataque foi realizado em resposta aos ataques do regime iraniano contra o Estado de Israel e seus cidadãos nos últimos meses. A missão de retaliação foi concluída com sucesso. [...] As IDF atacaram sistemas de mísseis e outras capacidades aéreas iranianas que tinham o objetivo de restringir a liberdade de operação aérea de Israel no Irã”, disse o comunicado.

Israel informou no comunicado que os ataques foram desencadeados após uma série de incidentes, como a invasão de Israel por terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023, e o lançamento de mísseis iranianos contra o território no início de outubro. O governo israelense justificou os ataques como um exercício do direito de autodefesa, afirmando que "nossas capacidades defensivas e ofensivas estão totalmente mobilizadas".

"Faremos o que for necessário para defender o Estado de Israel e o povo de Israel", afirmou Israel. 

"As IDF atacaram e eliminaram uma célula terrorista do Sistema de Defesa Aérea do Hezbollah e atacaram um posto de comando do Hezbollah em Beirute ontem.

Os locais do Hezbollah foram construídos sob e dentro de prédios civis no coração de áreas povoadas, em mais um exemplo do abuso sistemático da infraestrutura civil pelo Hezbollah e da disposição de colocar em risco a população da área", disse as forças durante postagem na manhã deste sábado (26). 

DANOS

Os militares do Irã, por sua vez, alegaram houve “danos limitados”, já que os ataques foram em bases militares nas províncias de Ilam, Khuzestan e Teerã. A televisão estatal iraniana divulgou a informação, mas não apresentou imagens que comprovassem a extensão dos danos. 

No entanto, a imprensa norte-americana sugere que Israel evitou alvos estratégicos como instalações nucleares e petrolíferas, concentrando os ataques em bases de mísseis e locais de produção de drones.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES