A atriz árabe-israelense Maisa Abdel Hadi, de 37 anos, foi presa pela polícia de Israel por "incitação ao terrorismo". O caso aconteceu após Maisa fazer um post no Facebook nas redes sociais sobre os ataques do Hamas contra Israel no dia 7 de outubro, que deixaram centenas de mortos.
Ela foi detida na segunda-feira (23), a atriz mora em Nazaré, no norte de Israel. Maisa deve ser liberada apenas na quinta-feira (25), por, segundo as Forças Armadas, ter publicado em seu perfil uma foto que mostra uma escavadeira destruindo a cerca que separa a Faixa de Gaza de Israel.
Maisa fez o post no início do ataque do grupo armado Hamas ao país, a ação deixou mais de 1.400 mortos, a grande maioria sendo civis. "Vamos fazer isso ao estilo de Berlim", escreveu a atriz na legenda da foto, fazendo referência à queda do muro que separava as duas Alemanhas em 1989.
"Ela é acusada de apoiar o terrorismo", disse Jaafar Farah, diretor da associação de direitos humanos Mousawat e um dos advogados de Maisa, à AFP.
Mais duas reféns são libertadas pelo Hamas; Israel confirma liberação
Duas reféns que estavam sob o poder do Hamas foram libertadas nesta segunda-feira (23). As duas pessoas libertadas foram identificadas como Nurit Yitzhak e Yochved Lifshitz, idosas israelenses.
De acordo com Abu Obeida, porta-voz do braço militar do Hamas, o Al-Qassam, as duas pessoas foram libertadas "por razões humanitárias urgentes", graças à mediação do Catar e do Egito. Segundo ele, o grupo tentou libertá-las na sexta-feira (20, mas segundo o Hamas, o governo de Israel se negou a recebê-las.