O Itamaraty foi notificado sobre o desaparecimento de mais um cidadão brasileiro em Israel, após o início do conflito com o grupo extremista Hamas. A família de Michel Nisembaum, de 59 anos, alertou as autoridades sobre o desaparecimento.
Conforme o Embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, o Itamaraty recebeu a informação da Interpol no domingo (22), mas ainda não possui detalhes sobre a data do último contato de Nisenbaum e sua localização em Israel. Michel possui dupla cidadania e é o único brasileiro tratado como desaparecido pelo governo no momento.
Com o novo nome, a contagem oficial do governo é a seguinte: três brasileiros mortos em Israel: Ranani Glazer, Bruna Valenu e Karla Stelzer; três israelenses com ascendência brasileira mortos em Israel: Gabriel Yishay Barel, Celeste Fishbein e um terceiro sem identificação; um brasileiro-israelense desaparecido: Michel Nisembaum.
NOVO VOO DA FAB CHEGA COM REPATRIADOS
Um voo de repatriação de brasileiros chegou à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira, 23. A aeronave, um KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB), foi a 9ª aeronave enviada pelo Brasil na Operação Voltando em Paz, do governo federal.
O voo decolou de Tel Aviv, Israel, às 18h25 (horário local) do domingo, 22, e pousou por volta das 4h (horário local) da segunda-feira. A bordo estavam 209 passageiros e 9 pets, totalizando cerca de 1,4 mil brasileiros resgatados da situação relacionada à guerra contra o grupo Hamas.
O governo informou que está aguardando a autorização do Egito para resgatar um grupo de brasileiros atualmente na Faixa de Gaza. Um avião com suprimentos de ajuda humanitária chegou a um aeroporto egípcio na quarta-feira, 18, com o propósito de auxiliar nesse resgate. Segundo a embaixada norte-americana, a autorização para a passagem de estrangeiros de Gaza para o Egito pode ser concedida a qualquer momento.