Em trecho da Rodovia Mogi-Bertioga, na altura de Bertioga, no litoral de São Paulo, uma jaguatirica foi encontrada morta à beira da estrada neste no sábado (28). O bicho foi levado para uma área usada para a soltura de animais silvestres, onde aguarda a visita de um veterinário para constatar se ele estava sendo monitorado por pesquisadores. A foto do animal viralizou na internet, e muitas pessoas acharam que se tratava de uma onça-pintada.
O felino foi encontrada já morta por munícipes, na altura no Km 92 da rodovia. Segundo a Guarda Ambiental de Bertioga, a provável causa da morte foi atropelamento. "Infelizmente, é um local onde ocorrem muitos atropelamentos de animais selvagens", explica a veterinária Sandra Peres.
De acordo com a Guarda Ambiental, o animal foi levado para a Fazenda Acaraú, que desenvolve diversos trabalhos de levantamento da fauna e flora, além de ser reconhecida como área de soltura de animais silvestres. Na segunda-feira (30), a expectativa é de que uma veterinária vá até o local para analisar se há um chip de monitoramento ligado ao animal.
Ao compartilharem fotos do bicho, muitos internautas acharam que se tratava de uma onça-pintada. "Esse tipo de confusão é natural para quem não trabalha ou estuda animais silvestres, pode passar por filhote. Mas o padrão das manchas é muito diferente, principalmente na cabeça", explica a veterinária.