O Ministério da Saúde fez o anúncio sobre o esquema vacinal da Janssen. A pasta liberou mais doses de reforço para todos os grupos aptos a receberem a vacina (a partir dos 18 anos).
O Ministério da Saúde divulgou as orientações sobre as doses de reforço da vacina. A partir de agora, todos os indivíduos entre 18 e 39 anos que receberam a vacina de dose única no esquema primário estão orientados a receber um segundo reforço.
Reforço deve seguir esquema vacinal i Walterson Rosa/MS
Terceiro reforço
No caso das pessoas com mais de 40 anos, elas devem tomar um terceiro reforço, para igualar o total de doses dos demais esquemas vacinais.
Como ficou a nova orientação:
18 a 39 anos: deverá receber um segundo reforço (terceira dose)
40 anos ou mais: deverá receber um terceiro reforço (quarta dose)
Intervalos entre doses:
Dose única e primeiro reforço: 2 meses
Primeiro reforço e segundo reforço: 4 meses
Segundo reforço e terceiro reforço: 4 meses
Imunizantes
A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. Mulheres que receberam Janssen e que agora estão grávidas ou puérperas deverão tomar o reforço com a vacina da Pfizer. Segundo o ministério, em locais onde a Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a CoronaVac como reforço.
Lembrando que o esquema vacinal completo da Janssen é composto de dose única inicial + doses de reforço, dependendo da faixa etária.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo da vacina da Janssen contra a Covid-19 em 5 de abril.