A piauiense Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017 no concurso realizado em Ilhabela, no litoral de São Paulo, no sábado (19). A jovem de apenas 18 anos, que é estudante e Administração, chamou bastante atenção dos jurados e terá a oportunidade de representar o país no Miss Universo.
A nova Miss Brasil passou a ser alvo de comentários racistas nas redes sociais. Nesta terça-feira o deputado federal Jean Wyllys usou seu perfil no Facebook para defender a piauiense. O parlamentar afirma que o "racismo no Brasil é de tal forma impregnado que há aqueles que não conseguem simplesmente assistir a uma pessoa negra vencer um concurso de beleza".
Segundo o deputado, Monalysa está sendo alvo de preconceito justamente por ser negra e nordestina. "Quando se trata de uma mulher negra, o que deveria ser uma avaliação, em instantes, se revela a extrapolação de um racismo historicamente arraigado, chulo e ignorante. A branquitude simplesmente não perdoa", escreveu.
Confira o texto na íntegra!
"O racismo no Brasil é de tal forma impregnado que há aqueles que não conseguem simplesmente assistir a uma pessoa negra vencer um concurso de beleza. Existe gente que não consegue suportar a ideia de uma mulher negra no topo de uma competição de aparências.
Não é como nos casos em que a disputa final se da entre duas mulheres brancas. Não é simplesmente discordância dos jurados, o que seria esperado para um programa que se propõe a fomentar exatamente esse tipo de discussão.
O que ocorre é de outra natureza. Quando se trata de uma mulher negra, o que deveria ser uma avaliação, em instantes, se revela a extrapolação de um racismo historicamente arraigado, chulo e ignorante. A branquitude simplesmente não perdoa.
Mas ainda bem que a beleza de Monalysa Alcântara, a nova miss Brasil [oxalá, miss universo, em breve!] é tamanha que ofusca os odiosos que, nos últimos dias, encheram de chorume as caixas de comentários nas redes sociais. A verdade é que, a cada passo que da, um racista feio cai gelado pro lado. Monalysa Alcântara recebeu uma merecida coroa para reinar sobre a cabeça dos invejosos"
Nova Miss Brasil é piauiense
Em um evento com apresentação de Cássio Reis, a beldade desbancou outras 26 competidoras. Na fase de perguntas e respostas, a nova Miss Brasil teve de responder qual será a sua estratégia para representar a beleza brasileira internacionalmente.
"Minha super estratégia será ser eu mesma: uma mulher nordestina, que passou por diversas coisas, muitas dores que fizeram ser quem eu sou hoje. Vou ser eu mesma. Não tem segredo", afirmou.