Uma cobra jiboia foi encontrada em um bebedouro da Creche Municipal Maria Dolores Petrola, no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza, na segunda-feira (5). Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e fez a captura do animal. Segundo as mães dos alunos, essa não foi a primeira cobra encontrada na escola.
A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) informou que foi a primeira vez que se registrou esse tipo de ocorrência na creche. A direção da unidade acionou o Corpo de Bombeiros que, imediatamente, foi ao local e retirou o animal.
De acordo com as mães, crianças de 1 até 5 anos de idade estudam na creche e ao redor da escola existe um matagal.
"A gente fica com medo, tenho uma filha de 2 anos. A gente fica com o coração na mão. Foi encontrada onde as crianças vão beber água. A gente fica imaginando se a criança fosse picada", disse a mãe de uma aluna que não quis se identificar.
A SME disse ainda que a limpeza na parte interna e no entorno da unidade é feita diariamente.
O Corpo de Bombeiros explicou que ocorrências desse tipo de cobra são bem frequentes. "Ela não é peçonhenta. Praticamente todos os dias a gente tem ocorrência de captura de jiboia", disse o Tenente Romário Fernandes, assessor de comunicação da corporação. Após a captura, a serpente foi devolvida ao seu habitat natural.