![Jogador Jonatan levou namorada para conhecer o país | reprodução internet](/uploads/imagens/2022/2/26/webp/jogador-jonatan-que-fugiu-a-pe-com-a-namorada-fala-como-escapou-da-guerra-d07f5dd1-f430-4314-b9e9-3b177202c4df.jpg.webp)
Jonathan Costa, jogador brasileiro que está há dois meses na Ucrânia, conseguiu fugir do país a pé pela fronteira. E assim conseguiu voltar ao Brasil, neste sábado, 26.
Esta é a segunda vez que Jonatan mora no país. Na primeira temporada foram quatro anos. Nesta viagem, decidiu levar a noiva para conhecer seu novo endereço. "Primeira vez dela na Europa e já acontece isso", lamenta.
![Jogador teve que fugiu a pé para voltar ao Brasil - Reprodução internet](/uploads/imagens/2022/2/26/jogador-jonatan-que-fugiu-a-pe-com-a-namorada-fala-como-escapou-da-guerra-f54c8cf3-0416-44c8-b27f-7d00a1aaf9e4.jpg)
Bombardeios
Ele contou que nas primeiras horas da manhã, quando os bombardeios começaram em Kiev, seu celular não parou de tocar.
"A cidade em que eu estava (Uzhorod) vai demorar a ser atacada, eu acho. tropas podem chegar lá entre hoje e amanhã (sexta e sábado). porque é a última cidade do Oeste da Ucrânia. Meu pai e minha mãe chorando, querendo saber como eu estava. Só que não dava para conversar porque eu estava tentando fugir", recorda: "É surreal, tudo o que eu contar aqui não chega nem perto, é bem pior. É como você assistir a um filme desses de guerra e é a mesma coisa".
Fuga
Segundo informações do EXTRA ele e a noiva conseguiram chegar a Budapeste na manhã de sexta-feira, 25, após pegarem um trem até a capital da Hungria e assim comprar passagens de volta ao Brasil.
"Não tinha visto nada, só consegui pegar meu passaporte no clube e fugir. A orientação que eles deram era mesmo para que cada um tentasse se proteger e quem conseguisse, voltar para casa", diz ele, que não pretende voltar ao país: "Vou rescindir meu contrato e seguir a vida. Mas estou preocupado com os companheiros que ficaram na Ucrânia".