A Nova Ceasa receberá nesta quarta-feira (20) a campanha Julho Amarelo que contará com testagem para as hepatites no mercado. A ação acontecerá em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), nos consultórios do Banco de Saúde, das 8h às 12h.
De acordo com Jorgenei Moraes, gerente de projetos sociais da Nova Ceasa e coordenador da atividade no entreposto, a busca ativa na central de abastecimento tem como alvo os feirantes, trabalhadores em geral do mercado, caminhoneiros e carrinheiros.
“Faremos duas ações do Julho Amarelo na Nova Ceasa, a primeira será nesta quarta-feira, dia 20, e a próxima no dia 27. O foco é identificar trabalhadores com hepatite e orientar sobre o tratamento que pode ser feito na rede pública de saúde”, disse Jorgenei.
De acordo com a diretoria de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.
“Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D e E. As dos tipos A e E se manifestam de forma aguda e não cronificam, com o sistema imulógico do paciente eliminando o vírus do organismo depois da crise, mas os tipos B, C e D podem se tornar crônicos e pedem mais atenção dos órgãos de saúde no mundo”, explica a médica e diretora de vigilância em saúde da FMS.