O segundo semestre e o mês de julho começam com calor aumentando em quase todo o Brasil. Nesta sexta-feira (1°), o sol brilhará forte em toda a área que corresponde ao Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. O tempo ficará seco em quase todo o trecho, em Teresina, a máxima pode checar a 35°C com atenção para baixa umidade do ar. Na capital, a previsão é de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Já na região Sul do país, a umidade não será baixa, onde são esperadas geadas – quando as temperaturas ficam abaixo dos 5°C – e no litoral nordestino, que convive com chuvas durante toda a semana. No entanto, o calor ainda aparece em toda a região nordeste mesmo em meio a temporais. A situação se estenderá por todo o fim de semana.
O mês de julho, por sua vez, é considerado o mais frio de todo o ano, mas terá temperaturas próximas das médias históricas. Isso significa que nas regiões quentes, o calor continua. E onde faz frio, o tempo será gelado da mesma forma, e a amplitude térmica será alta em algumas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Cuiabá.