A Secretaria de Estado da Justiça, juntamente com a Secretaria de Segurança, Comando Geral da Polícia Militar e apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, realiza na manhã desta sexta (15), uma operação integrada de prevenção e pacificação nos presídios. A atividade acontece simultaneamente em todas as unidades prisionais do estado e tem como objetivo identificar e retirar objetos ilícitos das unidades, como celulares e drogas.
Na capital, a operação acontece na Penitencia José Ribamar Leite, onde serão empregados mais de 100 agentes de segurança, dentre Agentes Penitenciários e Policiais Militares das tropas especializadas. Também estarão acontecendo vistorias com apoio das Unidades Táticas da PM nos presídios de Parnaíba, Floriano e Bom Jesus.
Segundo o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, além da apreensão de material ilícito, a operação tem como objetivo prevenir qualquer tipo de problemas no sistema, até mesmo motins e rebeliões, mantendo a ordem e promovendo a pacificação no sistema prisional. Já para o diretor de Assistência Militar, tenente coronel Luis Antônio Pitombeira, o trabalho também busca intensificar a fiscalização e manter essa rotina durante período que antecede o Carnaval, bem como permanecer com as atenções redobradas nos dias de feriado. Após a operação, às 11h, na sede da Secretaria de Justiça, haverá uma entrevista coletiva para apresentar o balanço da operação.