O conselheiro Joaquim Kennedy Nogueira Barros foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por unanimidade, na manhã desta sexta-feira (11). Ele estará à frente do órgão no biênio 2023-2024, e substitui a atual presidente, Lilian Martins.
O novo líder da Corte de Contas disse que investirá em orientação e também punição. "É um grande desafio, de muito trabalho. O que posso garantir à sociedade piauiense é que darei o melhor de mim, no sentido de soerguer a administração pública do nosso Estado. Procurarei investir muito em orientação, no papel pedagógica, mas também em punição, quando for necessária, sempre acompanhando as políticas públicas para um melhor resultado à população”.
A conselheira Waltânia Alvarenga foi eleita vice-presidente. Kennedy ocupará a presidência pela segunda vez, sendo a primeira, no biênio 2011-2012.
Kléber Eulalio, que seria o próximo presidente, declinou da vez por conta da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, onde o filho, Severo Eulalio, concorre pela cadeira de presidente.
Veja quem fará parte da diretoria:
Presidente - Kennedy Barros
Vice-presidente - Waltânia Alvarenga
Corregedor Geral – Aberlado Vila Nova
Ouvidor – Kléber Eulálio
Controladoria Interna – Olavo Rebelo
1ª Câmara – Flora Izabel
2º Câmara – Lilian Martins
Perfil
Kennedy Barros nasceu em Picos, Piauí, filho de Antônio de Barros Araújo e de Maria dos Remédios P. N. Barros.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Direito do Estado pela mesma Universidade.
Exerceu a advocacia no período de 1988 a 2002.
Foi Chefe de Gabinete, Assessor Técnico e Assessor Legislativo Especializado da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí.
Foi Deputado Estadual no Período de 1º de fevereiro de 1995 a 31 de janeiro de 1999.
Tomou posse no dia 2 de agosto de 2002 no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, por indicação da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.