A Prefeitura de Teresina, por meio do projeto Lagoas Ambiental, finalizou a limpeza da Lagoa do Mazerine, localizada no bairro Nova Brasília, zona Norte da capital. Ao total, 478 toneladas de lixo e aguapés foram retirados da lagoa. A ação contou ainda com distribuição de folhetos informativos e palestras sobre educação ambiental para a população do bairro.
Para o gerente de Serviços Urbanos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU C/N), Izaú Araújo, a ação beneficiou diretamente a população do entorno, pois melhora o clima da região e de toda a cidade, porque promove melhores condições de vida e de saúde.
“A área ao redor da Lagoa do Mazerine também recebeu arborização, onde foram plantadas 40 mudas de árvores frutíferas, como por exemplo acerola, ata e açaí. Isso beneficia diretamente no clima, tornando-o mais ameno. A limpeza também faz circular um ar mais puro na região e proporciona uma melhor qualidade de vida aos moradores”, avaliou Izaú Araújo.
A coordenadora social do Programa Lagoas do Norte, Conceição Ferreira, observa que é de fundamental importância conscientizar a população sobre a correta destinação do lixo. “A lagoa não tinha espelho dágua, estava completamente suja. Por isso, além de limpar, também é importante conscientizar a população sobre os benefícios do esgotamento sanitário e da destinação correta do lixo. Além de limpar a lagoa, trabalhamos em parceria com a população para que ela colabore com a limpeza e participe mais da promoção de sua saúde”, declarou.
O projeto Lagoas Ambiental é uma ação do Programa Lagoas do Norte, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Planejamento (SEMPLAN); de Educação (SEMEC); de Meio Ambiente (SEMAM), de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS); a Fundação Municipal de Saúde (FMS); e a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU/CN).