Lançado aplicativo contra bullying nas escolas do Piauí

Seduc lançou o aplicativo “Juntos Numa Boa”, que pretende reduzir o número de casos de bullying e violência dentro do ambiente escolar

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um canal de monitoramento para a prevenção de bullying e violência nas escolas públicas da rede estadual de ensino. Este é o objetivo do aplicativo Juntos Numa Boa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a equipe de tecnologia do MobiEduca.Me, que mensura dados e desempenhos dos estudantes nas escolas públicas do Piauí.

O aplicativo foi lançado na segunda-feira (08), data escolhida em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na escola, celebrado no dia 07 de abril. Na ocasião, o Liceu Piauiense promoveu, juntamente com a Seduc, uma palestra para conscientizar e realizar de ações preventivas contra o bullying e as violências nas escolas. 

Crédito: José Alves Filho

Flávia Gomes, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio da Educação e Cidadania do Ministério Público do Estado do Piauí, garante e especifica a função do aplicativo que a Secretaria de Educação está lançando, que age tanto na forma de prevenção e conscientização, como também de identificação dos casos de bullying da rede estadual de ensino, promovendo a cultura de paz. 

O aplicativo, que funciona como uma central de monitoramento, indica os casos de violência e bullying dentro da rede estadual de ensino e promove uma ajuda direta para as vítimas. “O 'Juntos Numa Boa' é um aplicativo aberto e toda comunidade pode participar, pais, vizinhos, escolas, professores e alunos onde todos podem informar qualquer caso de violência que aconteça dentro do ambiente escolar e no entorno da escola", explicou Antônio César, representante do MobiEduca.Me.

Segundo Antônio César, outras escolas já receberam a visita da equipe do MobiEduca.Me para a implantação da ferramenta digital.

Para Samara Santiago, diretora do Liceu Piauiense, falar sobre o assunto possibilita agir preventivamente, no combate à violência. Ela também destaca o reconhecimento, por parte de pais e alunos sobre formas de agir que prejudicam os outros. “É uma palestra que esclarece, que orienta e, acima de tudo, que tem ações preventivas contra atitudes de bullying. A Seduc vem, desde o ano passado, fazendo ações preventivas contra o bullying, e este ano, a gente vai renovar essa ação através do MobiEduca.Me, a partir do aplicativo ‘Juntos Numa Boa’, que possibilita uma comunicação direta com a família e também viabiliza essa ação de prevenção”, avaliou.

Crédito: José Alves Filho

O fortalecimento de ações para a melhoria no ambiente escolar possibilita que a aluna Isabel Maria, do 2º ano do Ensino Médio, tenha o devido apoio em um lugar de crescimento. “O que a gente precisa é de apoio. Muitos desenvolvem problemas de autoestima, por questão de não se sentirem bem com sua aparência. Eu já sofri bullying por causa do meu cabelo”.

A aluna de 15 anos completa que o seu jeito de lidar com a situação é não se importar com o que outras pessoas comentam, mas deixa claro a importância do reconhecimento, por parte de quem emite comentários maldosos, para que elas se conscientizem que é um tipo atitude que pode machucar e prejudicar muitas pessoas. 

O secretário de Educação da Seduc, Ellen Gera, fala que o projeto está dentro do planejamento estratégico que leva a reflexão para tornar a escola um ambiente acolhedor, inclusivo e seguro. “O aplicativo ‘Juntos Numa Boa’ é mais uma ação da secretaria olhando pra esses espaços que a gente quer que prevaleça o ensino e aprendizagem com toda tranquilidade para nossa comunidade escolar”, afirma. 

Segundo o secretário, o aplicativo se destina a orientar sobre o que é o bullying e encaminhar as devidas providências com base em denúncias e identificações precisas do problema. O aplicativo já pode ser baixado e está disponível no Google Play. 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES