Com uma proposta de uma leitura simples, acessível a todo o público e em contato com tema religioso, foi lançado em Teresina o livro "Não é Falta de Fé" , uma compilação de todo o trabalho de Kesia Mesquita e Fernando Gutman, realizado nos espaços religiosos com o projeto Espiritualmente Saudável.
O livro trata sobre a relação entre fé e conhecimentos que são importantes para a prevenção do suicídio, valorização da vida e cuidado com pessoas afetadas pela doença.
Ele apresenta as informações de uma forma bem didática com perguntas e respostas a respeito da saúde mental, os principais transtornos e o que a Bíblia cristã explica sobre depressão e suicídio.
"Mostramos como ajudar, o que fazer, o que não fazer e trazemos também à tona a necessidade de desconstruirmos preconceitos e paradigmas que às vezes impedem as pessoas de buscarem ajuda", falou Kesia Mesquita.
De acordo com a autora, é incontestável que a maioria das pessoas costuma pautar suas condutas, crenças e comportamentos pela fé.
No entanto, em alguns casos, essa fé no sobrenatural tem impedido a população de buscar ajuda quando associam os transtornos mentais aos problemas exclusivamente espirituais, quando na verdade se trata de problemas bioquímicos, físicos, genéticos e que precisam de tratamento.
"O público que nós queremos alcançar são todas as pessoas que trabalham com isso e as pessoas em geral, porque as igrejas servem como um local de acolhimento e se elas servem para o acolhimento, o conhecimento nessa área da valorização da vida e prevenção do suicídio também é fundamental para que se possa acolher de maneira completa, eficaz, sem nenhum tipo de julgamento, servindo como um importante braço na prevenção do suicídio", declara.