O livro “Menino Marrom”, de autoria do renomado escritor Ziraldo, foi suspenso temporariamente de atividades das escolas de Conselheiro Lafaiete, região central de Minas Gerais. A decisão da Secretaria Municipal de Educação aconteceu após pressão de pais que consideraram o conteúdo da obra "agressivo".
POLÊMICA
Em um áudio que circula entre grupos de pais de alunos de Conselheiro Lafaiete, um homem que afirma ser pai de um aluno da Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca diz que, apesar de a capa indicar que o conteúdo do livro seria sobre racismo, seu conteúdo “induz as crianças a cortar os próprios pulsos e a fazer maldade”.
“Oriento vocês a fazer a leitura desse livro e não deixar que as crianças leiam. Eu fui pessoalmente na Escola Marechal Deodoro, conversei com a diretora e orientei ela para retirar imediatamente esse livro de circulação. É um assunto muito grave e não pode passar batido, foi um erro da escola e da prefeitura de não ter lido o livro antes de distribuir”, comenta ele no áudio.
JUSTIFICATIVA
Com a repercussão negativa, a Secretaria de Educação do município publicou nota orientativa para as escolas, na terça-feira (18/6), solicitando que as unidades escolares suspendam os trabalhos realizados sobre a obra de Ziraldo. Em nota, a prefeitura elogiou o livro, descrevendo como um recurso valioso e “uma das principais obras infantis a abordar os temas sociais”. Contudo, lamentou "interpretações dúbias".
"Lamentamos que tenham havido interpretações dúbias [...]. A Secretaria, em sua função de gestão e articulação entre escola e comunidade, compreende ser necessário momento de diálogo junto aos responsáveis para que não sejam estabelecidos pensamentos precipitados e depreciativos em relação às temáticas abordadas", declarou.
A secretaria também esclareceu que todo o planejamento pedagógico perpassa pelos documentos norteadores que regem a educação nacional e se baseia no desenvolvimento integral dos estudantes.
SOBRE O LIVRO
De 1986, o livro de Ziraldo conta a história de um menino marrom e de seu amigo, um menino cor-de-rosa. Os dois querem descobrir juntos o mistério das cores, e acabam por aprender sobre diversidade, respeito e a amizade entre pessoas diferentes.
OBRAS
Essa é apenas uma de suas obras, entre as principais estão: "O Menino Maluquinho", “A Turma do Pererê”, “Uma Professora Muito Maluquinha”, “O Bichinho da Maçã” e “O Joelho Juvenal”.
Com informações da CNN e Estado de Minas Gerais