O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou por volta do meio-dia desta segunda-feira (20) à cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, após as fortes chuvas que ocorreram na região neste fim de semana.
Por volta das 10h15 desta segunda, o petista desembarcou na Base Aérea de São José dos Campos (SP). Do local, Lula partiu em um helicóptero do Exército com destino a São Sebastião. Ele sobrevoou áreas atingidas pelas tempestades. Em São Sebastião, o petista se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB).
Antes da viagem a São Paulo, Lula estava desde a última sexta-feira (17) no litoral da Bahia, onde passava o feriado de Carnaval.
Neste domingo (19), em uma rede social, ele informou que viajaria a São Paulo para acompanhar os trabalhos de enfrentamento à tragédia provocada pelo temporal deste fim de semana. Pelo menos, 35 pessoas morreram em São Sebastião e uma em Ubatuba.
Dezenas de pessoas ficaram sob escombros e trechos de rodovias foram interditados. Segundo informou a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três cidades do Litoral Norte.
Ações emergenciais
Conforme a agenda presidencial, em São Sebastião, o petista faz uma declaração à imprensa e anúncios de ações emergenciais para a população atingida.
Pelo menos quatro ministros acompanham Lula na visita ao litoral paulista. Entre eles, os titulares da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Filho; e da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta.