A partir desta segunda-feira (2), o Brasil deve enfrentar uma nova e intensa onda de calor. Uma massa de ar quente e seco começará a se espalhar pelo país ao longo da semana, com previsão de durar até a segunda quinzena do mês. Conforme os mapas de previsão meteorológica do Climatempo, nove estados podem registrar temperaturas até 5°C acima da média.
Os estados mais afetados serão Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Espírito Santo, Pará e Minas Gerais devem ter apenas algumas cidades impactadas. As temperaturas permanecerão inalteradas apenas no litoral do Rio Grande do Sul, no norte de Minas Gerais, no oeste do Amazonas, no norte do Amapá e em todos os estados do Nordeste.
CALOR MAIS FREQUENTE
Segundo o Climatempo, esse tipo de fenômeno é comum nesta época do ano, especialmente em setembro, em grande parte do Brasil, com destaque para o Brasil Central e o Centro-Oeste. Entretanto, nos últimos anos, as ondas de calor têm se tornado cada vez mais intensas, precoces e prolongadas, conforme destacou a empresa de meteorologia. Além disso, os modelos indicam que desta vez o período de calor pode ser ainda mais longo.
Esta pode ser a onda de calor mais forte do ano, superando as duas primeiras registradas entre março, abril e maio, tanto em duração quanto em temperaturas. Em algumas regiões, o calor pode persistir até meados da segunda quinzena do mês, e a chegada de chuvas é esperada apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro.