O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de baixa umidade do ar em 203 cidades do Piauí. Os índices podem variar entre 12% e 30% e o aviso é válido até às 19h deste domingo (21). Com a umidade relativa do ar baixa, há risco de incêndios florestais e à saúde com ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O aviso laranja, considerado o mais prejudicial à saúde humana e à natureza, cobre as regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste piauiense. Nesses locais, a umidade do ar pode ficar variando entre 20% e 12%.
Entre os municípios estão Agricolândia, Água Branca, Bom Jesus, Canto do Buriti e Floriano. O Inmet ressalta ainda que por conta dessa condição, há riscos de incêndios florestais e à saúde como o ressecamento da pele, olhos, boca e nariz.
Quanto as outras regiões, exceto a faixa norte próximo ao litoral do Piauí, estão sob alerta amarelo de perigo potencial, com umidade do ar podendo variar entre 30% e 20%. O índice representa um baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade considerada ideal fica entre 40% a 70%.
– Beba bastante líquido;
– Atividades físicas não são recomendadas;
– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
– Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).