Hoje, segunda-feira (31), a Receita Federal realiza o pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Um total de 5,6 milhões de contribuintes (precisamente 5.632.036 pessoas) receberão a restituição neste lote. O fisco desembolsará um montante de R$ 7,5 bilhões, equivalente ao valor pago nos dois primeiros lotes.
Diferentemente dos lotes pagos em maio e junho, este é o primeiro lote a contemplar contribuintes fora do chamado grupo prioritário. No total, 1.600.964 contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até o dia 23 de março, receberão a restituição neste lote.
A partir da meia-noite desta segunda-feira, o depósito do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 será realizado nas contas bancárias informadas pelos contribuintes na entrega da declaração do IRPF. Caso haja algum problema com a conta indicada, como ter sido desativada, por exemplo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Caso o contribuinte não receba o depósito da restituição na conta informada, devido a problemas como conta desativada, ele poderá reagendar o crédito dos valores através do Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Essas opções estarão disponíveis para que o contribuinte possa resolver qualquer questão relacionada ao recebimento da restituição.
Os contribuintes com prioridade legal seguem recebendo a restituição antes dos demais. São eles: contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Neste turma entram também os que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e que pediram a restituição via PIX.
(Com informações do Valor Investe)