Com caneta e o caderno de questões na mão, milhares de estudantes deixaram os solitários estudos noturnos, nesta quinta-feira (31), para acompanhar as dicas finais dos professores em mais de 10 horas de conteúdo, na última revisão Pré-Enem Seduc do ano, intitulada Corujão da Vitória, realizada no Theresina Hall. A Rede Meio Norte participou desse grande momento e realizou uma transmissão de mais de 10 horas.
A iniciativa finaliza o cronograma de revisões preparatórias realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ao longo do ano, com 33 revisões em Teresina e interior do Piauí, auxiliando os alunos a revisar os conteúdos das disciplinas cobradas no exame e também motivando-os.
O secretário da Educação, Ellen Gera, esteve na revisão incentivando os alunos presentes e falou sobre o trabalho da Seduc com o Corujão da Vitória, que encerra a maratona de revisões realizadas pela equipe do Pré-Enem.
"Hoje concluímos uma maratona, alcançando a marca de 33 revisões realizadas neste ano, tanto na capital e no interior, levando a mensagem de preparação para o Enem. A revisão Corujão da Vitória, com 10 horas de conteúdo e a cobertura completa dos principais itens que são cobrados no Enem, encerra essa ação. Os professores fizeram uma seleção minuciosa dos itens que podem ser cobrados na prova, então estamos confiantes e com certeza os estudantes que aqui vieram terão sucesso nas provas", pontuou Ellen Gera.
Das 20 horas da noite do dia 31 de outubro até as 6 horas da manhã do dia 01 de novembro, mais de cinco mil alunos acompanharam as aulas de Biologia, Espanhol, Filosofia, Sociologia, Física, Geografia, História, Linguagem Corporal, Linguagens, Literatura e Artes, Matemática, Química e Redação, com transmissões ao vivo pelo Canal Educação, TV aberta e rádio.
À frente das interações, o coordenador do Pré-Enem Seduc, professor Wellington Soares, ressalta que o número de alunos participando reforça o saldo positivo das ações da Seduc na preparação dos estudantes.
"O Corujão da Vitória com esta quantidade de alunos hoje significa dizer que a revisão já faz parte do calendário educacional do nosso Estado. O êxito vem também do apoio do secretário da Educação Ellen Gera, que está engajado participando das revisões e proporciona toda infraestrutura. Esse projeto de inclusão universitária iniciado em 2003 chega ao seu ápice e os alunos começam a perceber que têm resultado diante das aprovações", disse o coordenador.
As provas do Enem serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro, em 32 municípios do Estado. Para garantir o acesso aos locais de provas, a Seduc entregou aos estudantes o "Passe Livre". Foram distribuídos mais de 5 mil passes para os alunos de Teresina que prestarão o exame. Os cartões serão entregues, com quatro passagens cada, para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da 7ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Seduc também acompanhará os estudantes da rede estadual nos principais postos de aplicação dos Exames. "Agora os alunos, além de todo o suporte de revisão, de canal educação e mediação tecnológica, verão, no dia da prova, que tem uma turma torcendo por eles e isso mexe com o emocional deles de forma positiva", completa o Wellington Soares.