Mais de 5 mil vazamentos são corrigidos por mês em Teresina

Em alguns vazamentos quando se trata de reincidência, o ramal é substituído por completo, para que o problema não volte a acontecer.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O desperdício de água acontece em casa, nas atividades econômicas e também ocorre no seu sistema de distribuição. Os problemas de vazamentos necessitam de ações para retê-los e para preveni-los. Nessa perspectiva, a empresa que presta serviços para a capital, Águas de Teresina,  faz em média a correção de 5.500 vazamentos por mês. Além disso, a concessionária atua proativamente na caça aos vazamentos por meio do geofonamento das redes com a finalidade de identificar os vazamentos que ainda não afloraram no asfalto. 

Diogo Mochão, gerente de serviços da Águas de Teresina, explica sobre esse problema.

“Os vazamentos afetam diretamente o índice de perdas do nosso sistema de distribuição de água. E quando nós falamos de perdas, nós falamos de ineficiência, tendo que extrair muito mais água do meio ambiente, ter mais custo de produção e isso traz um problema para a sustentabilidade do sistema, então para tratar isso, nós trabalhos a redução dos vazamentos como um dos vieses para controle de perdas”, diz

Nas soluções, os Pontos de Controle de Pressão, pretendem agir de uma forma mais rápida nas manutenções mais complexas, como vazamentos em redes de maior diâmetro. Isso porque, por meio do monitoramento remoto do sistema, a equipe técnica recebe alertas quando há quedas na pressão da água nas redes, o que na maioria das vezes, sugere para um vazamento. 

O gerente também explica o controle de perdas. “Usar o controle de pressão com válvulas, permitem o controle das pressões na cidade, com um bombeamento, e também fazemos substituição de tubulações como ramais, redes e a parte da setorização que visa a redução do volume perdido quando ocorre um vazamento”.

Quando ocorre qualquer anormalidade na distribuição da água, o cliente liga para solicitar o reparo de um vazamento e, segundo Mochão, em 80%  dos casos, esse problema é procedido com os reparos dos vazamentos. 

“Alinhado a essa demanda, nós temos um programa de trocas de ramais de renda exatamente para alguns casos de reincidência de vazamentos. Nós fazemos a atuação com a substituição completa do dispositivo no caso do ramal ou de um trecho de rede”. 

Em alguns vazamentos quando se trata de reincidência, o ramal é substituído por completo, para que o problema não volte a acontecer.

Maria de Lourdes, liderança do bairro Morada Nova, acompanhou o trabalho realizado na quarta-feira (17), no seu bairro. “ Aqui já estava muito velha, muito quebrada, com muitos vazamentos, e a Águas de Teresina nos atendeu. Nós estamos com esse projeto de mudar a rede hidráulica, mas a maior urgência é para fazer a pavimentação asfáltica. Aqui quando passava um carro, os canos estouraram, estava muito ruim”, conta.

A concessionária tem feito a troca de ramais, tubulação que liga o imóvel à rede pública de distribuição, evitando, assim, a reincidência e trocando redes já fadigadas pelo tempo. A iniciativa reduz a reincidência de vazamentos. Mais de 35 km já foram substituídos na capital.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES