A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vacinou contra a raiva o total de 72.753 animais das zonas norte e leste no último sábado, 26, totalizando 86,58% de cobertura vacinal.
A próxima etapa da campanha de vacinação acontece nas zonas sul e sudeste e será sábado, dia 3 de dezembro. O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, ressalta a importância de que todos os animais sejam imunizados. “Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Sul e Sudeste para levarem seus animais a um dos postos de vacinação no próximo sábado e garantir a dose desses animais”, alerta o gestor.
“A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gestor.
A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.