Uma família de Jataí, no sudoeste de Goiás, colheu um mamão que continha, dentro dele, outro fruto também desenvolvido. O fato curioso chamou a atenção dos vizinhos, que batizaram o mamão de "dois em um". Um especialista analisou a planta e disse que ela sofreu uma mutação genética incomum.
Quem encontrou o fruto diferente foi a dona de casa Lúcia Maria de Jesus. Ela conta que fcou surpresa com a descoberta. "Cortei e vi que não estava certo. Quando a gente corta o mamão, ele fica macio e a faca não estava dando para cortar", afirma.
O marido dela, lavrador José Cabral da Silva, trabalhou no campo por mais de 50 anos, mas diz que nunca viu algo igual. Por isso, fez questão de guardar o mamão no congelador. "A gente guardou para mostrar para todo mundo que se interessar. Se eu falo que lá em casa eu cortei um mamão e nasceu outro dentro dele, eles falam que é mentira. Então, eu guardei", comenta.
Os vizinhos do casal também se impressionaram com o que viram. "Fiquei meio assustado, porque uma coisa dessa a gente não acha fácil. É incrível", diz o pedreiro Glaiber Oliveira Rocha.
De fato, a descoberta é realmente rara. Segundo o engenheiro agrônomo Antônio Paulino da Costa Netto, houve uma fecundação dupla das flores do mamoeiro, que são hermafroditas.
"O que aconteceu é que na mesma haste, esse mamoeiro lançou mais um flor. Não é normal. Ao mesmo tempo, houve duas fecundações, sendo que uma teve o desenvolvimento menor. Tínhamos um fruto completamente desenvolvido e essa flor, posteriormente fecundada, crescendo dentro do primeiro fruto", explica.