Maranhão faz expansão de leitos exclusivos para Covid-19 em Santa Inês

Atendimento no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês

Atendimento no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Governo do Maranhão continua trabalhando na ampliação do número de leitos em todas as regiões do estado para tratamento do novo coronavírus. Para expandir a capacidade de atendimento aos pacientes com a Covid-19 na região de Santa Inês, por exemplo, o poder público estadual está investindo no Hospital Macrorregional Tomás Martins. A proposta é transformar o hospital, que já atende casos de Covid-19 e possui um ambulatório especializado, em uma unidade exclusiva para tratamento de diagnosticados com o novo coronavírus. 

O Macrorregional de Santa Inês opera, atualmente, com 44 leitos clínicos e 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 60 leitos para atendimento a pacientes com o novo coronavírus. Com a reestruturação da unidade de saúde, serão disponibilizados um total de 98 leitos exclusivos para casos da Covid-19, sendo 66 de enfermaria e 32 de UTI.

“Com a ampliação da capacidade de atendimento, o Hospital Macrorregional de Santa Inês passará a ser mais uma unidade para atendimento exclusivo a casos da Covid-19 no estado. Para isso, estamos reestruturando a unidade de saúde que, hoje, já conta com um ambulatório especializado para atendimento dos casos leves que apresentem comorbidades”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O diretor-geral do Hospital, Erick Bringel, explica que, com a ampliação dos leitos, a unidade será referência no tratamento da doença para 20 municípios da região. “Todos esses municípios já têm uma referência quando se trata de atendimento aos casos do novo coronavírus. A tendência agora é que os casos aumentem na nossa região, por isso estamos redobrando a assistência e fortalecendo o trabalho já realizado pelo hospital”, afirma.

O Governo do Estado está ampliando a rede destinada ao tratamento ambulatorial e hospitalar dos pacientes com Covid-19. Além de Santa Inês, investimentos foram e estão sendo realizados em municípios como Pinheiro, Bacabal, Coroatá, Chapadinha, Timon, Presidente Dutra, Balsas, Imperatriz, Peritoró, Barreirinhas, Açailândia, Caxias, Colinas e Timbiras. 

Ambulatório

Já está em funcionamento, desde o último sábado (23), também no Hospital Macrorregional Tomás Martins, o ambulatório exclusivo para pacientes da Covid-19. O local conta com recepção, setor de triagem e classificação de risco, consultórios médicos e posto de enfermagem, onde pacientes com o quadro leve da doença que apresentam comorbidades têm acesso a consultas e exames laboratoriais, além de raio-x, tomografia e medicações para continuar o tratamento em casa, com o devido acompanhamento médico.

O motorista Genivaldo Moura é morador de Santa Inês e elogia a rapidez no atendimento. “Gostei muito do atendimento, as pessoas são super educadas. Poder realizar no mesmo dia a consulta, os exames e o retorno, é uma forma de ganhar tempo e saber o nosso diagnóstico o mais rápido possível para adotar o tratamento mais adequado. Cheguei aqui às 10h, e às 13h já estava indo para casa com meus exames e remédios em mãos”, conta.

Assim como ele, a doméstica Silvana Alves também saiu satisfeita. “O atendimento do ambulatório realmente é excelente, fiz todos os meus exames e até saí me sentindo melhor só de saber que fui tão bem cuidada”, destaca.

Além de Santa Inês, as cidades de São Luís, Imperatriz e Chapadinha também já contam com ambulatórios específicos para tratamento de casos leves do novo coronavírus.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES