A Maternidade Professor Wall Ferraz, bairro Dirceu, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu a classificação de Alta Conformidade com índice de 90%. Esse índice foi obtido pelas ações realizadas com o atendimento relacionado à segurança da paciente e do bebê. Essa avaliação é promovida pela Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em unidades de saúde em todo o país que tenham leitos de UTI.
A enfermeira responsável pela Segurança do Paciente da FMS, Jaianna Ellorena Farias, explica sobre essa avaliação. “É muito criteriosa com respostas a um questionário e com a comprovação de documentos. É uma avaliação positiva para o serviço público de saúde porque é a comprovação que a unidade de saúde tem qualidade na assistência e trabalha conforme o que preconiza o Ministério da Saúde”, diz.
A diretora da maternidade, Liège Ribeiro, comenta sobre o núcleo de segurança do paciente. “Esse núcleo desenvolve ações relacionadas à paciente e ao bebê, desde a entrada na maternidade com a identificação, os procedimentos no parto, em cirurgias, medicações, cuidados com o bebê na UTI e em todas as atividades”, diz.
A Maternidade Professor Wall Ferraz funciona 24 horas para atendimento em urgências obstétricas. Possui 28 leitos obstétricos, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), 10 leitos de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCo) e 05 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), constituindo uma linha de cuidados progressivos.
Essa mesma certificação foi obtida pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que alcançou a classificação de Alta Conformidade, com índice de 76%, na avaliação anual das práticas de segurança do paciente. É o nível mais alto de aprovação considerando os indicadores de estrutura e processo avaliados.