Uma portaria publicada nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC, responsável pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exclui as crianças de 7 anos das provas nacionais de alfabetização. Elas também não farão os exames de Matemática.
Sem avaliar o grau de aprendizagem das crianças em sala de aula, não é possível comparar com os anos anteriores e diagnosticar o nível do ensino para os próximos anos. São a partir dos resultados do Saeb que o MEC calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que se tornou o grande indicador de qualidade do ensino no País. A avaliação é aplicada desde a década de 1990 no Brasil.
A alfabetização havia sido medida em 2014 e 2016 e agora não há informações sobre quando voltará a ser avaliada. A portaria também não informa as razões da mudança.
Resultados anteriores mostram que mais da metade dos alunos não conseguem fazer leituras ou escrever palavras corretamente. Estão mantidas as avaliações para os estudantes do fim dos ciclos do ensino fundamental, ou seja, 5o ano e 9o ano, e do ensino médio, no 3o ano.