Último a ser resgatado e com o quadro mais crítico entre os sobreviventes da tragédia que vitimou quase todo o elenco da Chapecoense, o zagueiro Neto passou por cirurgias na última terça-feira e apresentou uma evolução satisfatória. Em entrevista, o Dr. Juan Antonio Rodriguez foi otimista ao falar sobre a situação do jogador e do jornalista Rafael Heinzel, ambos internados na Clínica San Juan de Dios na cidade de La Ceja, na região de Antioquia, na Colômbia. Segundo o médico, a dupla ficará ao menos mais 48 horas em observação, mas no caso do atleta ele ainda precisará ser operado de novo, agora para fechar feridas nas pernas.
“Ambos (Neto e Rafael Henzel) tiveram traumas pelo impacto, mas tiveram uma recuperação importante nas últimas 12 horas. No caso do jogador, a condição circulatória e neurológica está respondendo de maneira adequada. Ele ainda vai passar por mais cirurgia pois tem lesões nas extremidades inferiores, feridas abertas. Mas importante que a parte neuro vascular está muito boa. Vamos esperar mais 48 horas, que é um processo de melhoria do índice de oxigenação pulmonar”, explicou o doutor.
Em entrevista ao SporTV, o médico disse ainda que tanto Neto quanto Rafael seguirão entubados por mais 48h, mesmo com a evolução que tiveram na madrugada, mas que o jogador já começou a abrir os olhos. Ele disse ainda que o atleta voltará à mesa de cirurgia nas próximas 24h para uma operação na perna. Ele teria sofrido diversas fraturas expostas e, por isso, passará por um procedimento para evitar infecções.