Médico cria game para falar sobre os prejuízos da má qualidade do sono

O especialista explica que os pais são incentivados a interagir com as crianças ao jogar com elas

| Reprodução internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Acontece de 11 a 17 de março, a “Semana do Sono: “Dormir bem é envelhecer com saúde”, promovida pelos profissionais da Associação Brasileira do Sono (ABS), da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e da Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros), que irão divulgar conteúdos e palestrar sobre como desenvolver hábitos de higiene do sono e como dormir melhor. Em Curitiba e Região Metropolitana, o médico otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono, Fernando César Mariano, ministrará palestras em escolas públicas e privadas sobre um game que desenvolveu para conscientizar sobre a importância de dormir bem e desmistificar que roncar é engraçado ou normal. “Não é normal roncar e levar essa informação para as crianças é fundamental, pois elas orientarão seus pais a procurarem ajuda”, avalia o médico.

Ao ler gibis para os filhos pequenos, foi que Fernando Cesar Mariano se deu conta de que muitos personagens apareciam roncando ao dormir. “Nas historinhas, parecia que roncar era algo normal, o que não é. Mas as crianças geralmente não sabem, assim como muitos adultos”, conta. Preocupado com isso e pensando na missão do médico de não apenas tratar a doença, mas preveni-la, ele teve a ideia para o “Hey, Roncabilly! O game do sono saudável”, um jogo em que o personagem Roncabilly, por meio de brincadeiras, ensina as crianças a importância de dormir bem e divulgar boas práticas de sono. “A intenção é alertar as crianças, que são as melhores propagadoras de boas ideias e podem levá-las para os pais, os adultos, e promover uma reeducação”, afirma.

O especialista explica que os pais são incentivados a interagir com as crianças ao jogar com elas. “A figura do anti-herói Roncabilly é para as crianças aprenderem com ele o que é bom e o que é ruim para o sono. Por exemplo, que não devem ingerir à noite elementos cafeinados, como café, chocolate, chá mate”, explica. No final do game, há um quizz sobre mitos do sono, como: “O ronco é normal? Não”, e é explicado o motivo. Para deixar a experiência mais divertida, as crianças aprendem também sobre estilos musicais e o rock, principalmente o rockabilly, estilo que vem dos anos 1960, muito popularizado por Elvis Presley. A ideia do nome Roncabilly – um trocadilho entre “roncar” e “rockabilly” – veio também de um dos filhos de Mariano, que gosta muito de música e desse estilo musical.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES