Médico britânico Steven Fabes viajou por 73 países, durante seis anos, a bordo de sua bicicleta, para prestar atendimento a famílias carentes de serviços básicos de saúde.
Steven desenvolveu projetos junto aos hospitais locais, onde foi voluntário, testemunhando doenças e condições que nunca teve contato no Reino Unido. Nos três primeiros meses, o médico viveu com apenas 8 euros por dia.
Nos dias em que ficou sem dinheiro, ele começou a fazer intervenções públicas, escrever artigos e buscar patrocínio para sua missão de solidariedade.
“Estava sedento de aventuras e de um novo desafio. Também queria simplificar a minha vida – menos posses, menos dinheiro e não ter prazos ou horários. Queria ver, experimentar e aprender mais sobre o mundo de uma forma mais íntima – e a bicicleta permite isso tudo”, contou.
O médico contou que alguns dos casos mais marcantes que encontrou no caminho foram os que envolviam situações de extrema pobreza e desnutrição, e encontros com pessoas marginalizadas da sociedade que tinham Aids ou lepra, na sua maioria moradores de favelas, tribos nômades e vítimas de ataques terroristas.