![Médicos retiram 'cisto gigante' de 5 kg de idosa no Sul do Piauí; fotos! | Reprodução](/uploads/imagens/2022/5/9/webp/medicos-retiram-cisto-gigante-de-5-kg-de-idosa-no-sul-do-piaui-fotos-297f6f5f-d8da-49c1-b883-b48814011be0.jpg.webp)
Uma mulher de 66 anos foi submetida a um procedimento cirúrgico de retirada de um cisto, nesse sábado (07), no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, no Sul do Piauí. De acordo com a equipe médica, a bolsa formada no corpo da paciente pesava mais de 5 kg e foi retirada com sucesso.
O cirurgião Dr. Renato Regis, um dos responsáveis pelo procedimento, relatou ao meionorte.com que a idosa apresentava quadro de dor e aumento do volume abdominal. "Exames de imagem mostraram uma volumosa formação cística que ocupava toda cavidade abdominal, determinando efeitos compressivos sobre as estruturas intestinais e torácica, causando alterações do hábito intestinal e desconforto respiratório", informou.
![Médicos retiram cisto gigante de 5 kg de idosa no Sul do Piauí (Foto: Hospital Regional de Bom Jesus)Médicos retiram cisto gigante de 5 kg de idosa no Sul do Piauí (Foto: Hospital Regional de Bom Jesus)](/uploads/imagens/2022/5/9/medicos-retiram-cisto-gigante-de-5-kg-de-idosa-no-sul-do-piaui-4f66bbc2-51ca-4485-884c-91fc47b370f1.jpg)
De acordo com o médico, a paciente foi submetida a uma laparotomia exploradora de urgência devido a piora clínica. No inventário da cavidade foi observado que o cisto originava-se de região anexial uterina esquerda, provavelmente de natureza ovariana.
"A peça cirúrgica após retirada foi submetida a uma pesagem, aferindo um pouco mais de 5 kg, em seguida encaminhada para estudo anatomo-patologico (biópsia)" - cirurgião Dr. Renato Regis.
Após o procedimento, a paciente encontra-se em bom estado de saúde, com melhora das queixas e sob observação, tendo possibilidade de alta nos próximos dias.
A equipe médica foi composta por:
Anestesista: dr. Antônio Machado
Cirurgiões: dr. Renato Reges e dr. Ângelo sena
Enfermeiro chefe: Fabio
Instrumentadoras: Geane e Aldeci