Uma criança de 7 anos, de nome Thaiara Letícia da Silva, morreu no último domingo (4) ao pegar em um celular que estava carregando na tomada em sua casa, na cidade de Paudalho, no norte de Pernambuco. A vítima, era estudante do 2º ano do Ensino Fundamental. A menina chegou a ser socorrida mas, não resistiu e morreu ainda na residência.
A Polícia Civil de Pernambuco informou que as investigações sobre a morte foram iniciadas. Até o momento, o caso foi registrado na delagacia e aguarda mais esclarecimentos. A prefeitura da cidade expressou pesar e lamentou a perda, emitindo uma nota de condolências. “Enviamos nossas condolências para a família e nossos mais sinceros sentimentos nesse momento de luto”, afirma nota da gestão.
Caso registrado em Teresina
Deyvison Emanuel, de nove anos, também morreu após sofrer uma descarga elétrica no momento em que usava um celular que estava ligado na tomada. O caso foi registrado na residência da vítima, localizada na Cerâmica Cil, zona rural de Teresina.
A vítima estava usando o celular enquanto ele estava conectado à tomada, quando teria ocorrido um curto-circuito. Ele ainda chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar, mas não resistiu e acabou morrendo.Nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) lamentou a morte da criança.
Outro caso no Piauí
No ano passado, um jovem identificado apenas como Alan, de 18 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica dentro de casa quando usava seu celular ligado em uma tomada, em União, a 46 km de Teresina, na região Norte do Piauí.
É importante destacar que os celulares quando conectados na tomada podem provocar curtos-circuitos, choques e até mesmo explosões. Além de óbitos, existem casos de crianças e jovens que tiveram queimaduras de 2º e 3º grau causadas pelo uso do celular conectado a tomada. É possível evitar situações como esta seguindo alguns cuidados básicos essenciais para a preservação da segurança do usuário.
Confira dicas para evitar acidentes com o aparelho celular:
- Evite carregar o aparelho celular durante chuvas fortes e longas, raios podem atingir o sistema elétrico de sua região, caso isso ocorra enquanto uma pessoa utiliza o aparelho na tomada existe o risco de descargas elétricas;
- Opte sempre por cabos originais, utilizar os acessórios adequados pode fazer com que o aparelho e sua saúde sejam preservadas;
-Sempre utilize baterias originais, se for necessário fazer a troca da bateria de um aparelho celular, opte pela original. Utilizar peças falsas podem comprometer o aparelho, além disso, baterias podem acabar dilatando por serem compostas por elementos químicos que podem ocasionar explosões;
-Não abafe o celular, por isso, não deixe o aparelho carregar embaixo do seu travesseiro ou do seu corpo. O superaquecimento pode prejudicar a bateria do seu celular ocasionando problemas como explosões ou incêndios;
-Não utilize fones de ouvido enquanto o aparelho celular carrega;
-Não deixe o celular carregando em locais úmidos;
-Não deixe o carregador na tomada após concluir o carregamento do aparelho.