Na última quinta-feira (01), uma criança de 7 anos, chamado André Juliano Abreu Santiago Paixão, morreu após cair de um playground na escola municipal Jornalista Carlos Tallarico, localizada em Capão Bonito, cidade do interior de São Paulo. André Juliano fraturou o pescoço após cair de um brinquedo e bateu com a cabeça no chão, com o impacto acabou indo a óbito.
André Juliano era aluno do 2º ano do ensino fundamental, e no intervalo da aula, enquanto brincava, deu um salto em um brinquedo do parquinho da escola, e em decorrência da altura do brinquedo, o garoto caiu bateu a cabeça no chão. O aluno chegou a ser socorrido pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros, mas acabou morrendo no pronto-socorro central de Capão Bonito.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Instituto de Criminalística irá avaliar as circunstâncias que levaram a criança a cair, assim como o brinquedo onde André estava no playground na hora do acidente. O ocorrido foi registrado na delegacia como morte suspeita pela Polícia Civil do interior paulista. O prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando Galvão Dias, decretou luto oficial de três dias pela morte da criança.
A gestão municipal afirmou que o playground da instituição de ensino infantil estava dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que prestará “todo o apoio” à família da criança, as aulas na escola municipal também foram suspensas pelos próximos dias.
“Destacamos que o playground instalado na unidade escolar segue as normas da ABNT e que a Secretaria de Educação possui todos os documentos que serão apresentados às autoridades que acompanham o caso”, afirma o órgão.
A prefeitura acrescentou que funcionários e a equipe gestora da escola serão ouvidos e que será feito um relatório sobre os “protocolos seguidos no momento do acidente”, e que a escola disponibilizará apoio tanto para os alunos quanto para os funcionários e os pais. "Nos próximos dias, toda a equipe técnica de apoio psicossocial estará de plantão na escola prestando apoio aos alunos, professores, gestão e pais”, afirma parte da nota publicada pela prefeitura da cidade.