Mesmo com saldo negativo, Piauí tem 2º melhor desempenho no NE

Apenas a Bahia teve saldo positivo de geração de empregos no mês de março no NOrdeste. Os demais estados tiveram saldo negativo, mas o Piauí está em melhor situação se comparado aos demais

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Piauí acompanha o cenário nacional do saldo negativo de empregados e desempregados, no mês de março. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que o Piauí registrou saldo negativo de 805 empregos no mês passado, apesar disso, é o Estado do Nordeste com menor saldo negativo no período. Apenas a Bahia teve saldo positivo (+2.569). Em todo o país, registrou-se um saldo negativo de 43.196 empregos com carteira assinada em março.

Alagoas apresentou maior saldo negativo no Nordeste (9.636), seguido por Pernambuco (-6.286), Ceará (-4.638), Rio Grande do Norte (-2.033), Sergipe (-1.150), Paraíba (-919) e Maranhão (-830).

Crédito: RAFAEL NEDDERMEYER

Apesar dos resultados, municípios do Piauí se destacam na geração de empregos, de acordo com o diretor geral do Sine no Piauí, Nailano Neiva, que concedeu entrevista ao Programa "Fogo Cruzado", apresentado pelo radialista Josafá Torres. Segundo ele, São Gonçalo do Gurgueia, na região de Corrente, e Queimada Nova do Piauí são exemplos de municípios com grande número de empregos gerados nos últimos anos. 

Ele explica que nesses municípios foram empregadas mais de três mil pessoas, com a instalação de usina eólica, e hoje é a potência de energia solar.

"As políticas públicas de incentivos fiscais fazem com que as empresas internacionais, nacionais e locais possam se inserir no nosso Estado e venham investir aqui", justifica Nailano Neiva.

De acordo com ele, duas vezes ao mês, a equipe do Sine vai às regiões do interior. “Ação visa dar encaminhamento às contratações de pessoal, que só podem ser viabilizadas através das empresas com o Sine", observou.

Nailano Neiva lembrou que os números de 2018 foram bem maiores, se comparados ao mesmo período deste ano, mas o importante é que neste ano esse percentual foi mantido. "Só em termos mantido o mesmo percentual do ano passado, já foi uma vitória. Mas a expectativa é a de que esses números de vagas de empregos aumentem ainda este ano. O Sine está sempre bem assistido pelo Governo Federal e, principalmente, pelo Governo do Estado, com as políticas públicas de incentivos fiscais", complementa.

Para quem procura uma vaga no mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Empregos – SINE, é um elo entre trabalhador e empresas. O índice de aceitação de encaminhamentos feitos pelo Sine no Piauí é de 85%.

O Sine funciona na Rua Areolino de Abreu, número 1309, próximo ao prédio da Caixa Econômica Federal, das 17h30 às 13h30. O Serviço também é disponibilizado via aplicativo. O "Atende Sine-PI apresenta o passo a passo de como realizar o cadastro.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES