O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas e ventos fortes em municípios situados no Sul Piauí entre esta sexta-feira (23) até às 10h de sábado (24).
Segundo o alerta, deve ocorrer chuva entre 20 ou 50 milímetros por dia e ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora.
Municípios afetados: Alvorada do Gurguéia, Anísio de Abreu, Antônio Almeida, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Caracol, Colônia do Gurguéia, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Dirceu Arcoverde, Eliseu Martins, Fartura do Piauí, Gilbués, Guaribas, Júlio Borges, Jurema, Landri Sales, Manoel Emídio, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Pavussu, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Santa Luz, São Braz do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, Sebastião Barros, Sebastião Leal, Tamboril do Piauí, Uruçuí e Várzea Branca.
As intruções dadas são: em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Chuva em Teresina
A primavera, estação associada às flores, começou na noite de quinta-feira (22) no Brasil. Em Teresina, um temporal inaugurou a estação e a previsão do tempo indica temperaturas amenas em relação aos dias anteriores para este fim de semana, variando entre 23°C e 36°C.
Após calor ao longo da manhã e tarde desta quinta-feira (22), os teresinenses foram pegos de surpresa com um forte temporal registrado em algumas regiões. A chuva que começou por volta das 19h15 foi registrada com mais intensidade nas zonas Sul e Leste da cidade, com raios e ventania. A precipitação ocorreu devido à grande disponibilidade de ar quente e úmido, e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa Norte do Brasil.