A previsão de chuvas mais intensas no Piauí pode se estender até a primeira quinzena de abril, é o que indica a previsão da meteorologista da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa. A grande concentração de água causou alagamentos, inundações. A elevação das águas dos Rios Poti e Parnaíba chegou a quase 10 metros vem sendo monitorado pela Defesa Civil.
"Do que observa que da região Central para o norte do estado é onde se registraram os maiores acumulados de chuvas e é exatamente a região que já vem sendo castigada por maiores chuvas A previsão é que as chuvas continuem intensas até a primeira quinzena de abril, apesar disso cidades como Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luis Correia, Teresina e Alto Longa registraram milímetros de chuvas acima da média. Essa é, ainda, a região onde a previsão climática aponta que há mais de muitas chuvas", explica Sonia Feitosa.
Até o último dia 03 de abril, choveu mais 80 milímetro só em Parnaíba. Em Teresina, segundo a Semar, em dois dias choveu o que era esperado para todo o mês de abril na capital que são 271mm. Também chove forte em Floriano. Em Picos até esta quinta (04) foram registrados mais de 40 mm de chuva.
A meteorologista indica que a quadra chuvosa deve se estender na região por conta do fenômeno Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que este ano está causando ainda mais o aquecimento das águas do oceano atlântico. "Normalmente as chuvas vão até maio no Estado mas a Zcit, localizada na região dos trópicos, na linha do Equador, está aquecendo muito as águas do Atlântico favorecendo a ocorrência de nuvens no hemisfério Sul", esclarece a meteorologista.