O Metrô de Teresina está com o funcionamento temporariamente interrompido devido o acúmulo de lixo nos trilhos. Em nota, divulgada neste domingo (6), a Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) informou que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) sofreu danos e deve retomar as atividades assim que o serviço de limpeza e manutenção do metrô for concluído.
A CMTP ainda não informou a data de conclusão dos trabalhos. "Comunicamos que o reparo no VLT, que sofreu danos devido à entulhos jogados próximos aos trilhos, não foi concluído. Sendo assim, o sistema não funcionará na manhã desta segunda-feira (7), retornando assim que o trabalho for concluído. Mais uma vez, pedimos conscientização da população para não jogar lixo e entulho nas áreas dos trilhos", diz o comunicado.
A comerciante Teresa Jacinto lamentou o ocorrido e disse que está enfrentando dificuldades para se locomover em Teresina. "Não tem ônibus, nem metrô, nem nada. Eu vou fazer o quê? Vender meus temperos na porta de casa, é o jeito", disse a mulher.
O usuário Joel Sena foi até as redes sociais reclamar da falta do serviços e da situação da estrutura do metrô de Teresina "Está faltando deixar limpo como antigamente. Muito sujo, sem lixeiras, o mato grande e cadeiras quebradas", falou.
A assessoria do VLT ressaltou que a CMTP segue reformando as estações e realizando limpeza e capinagem periódica, no entanto, ações de vandalismo estão prejudicando os serviços. Para a companhia, é onerosa as trocas e reformas em tão curto período de tempo.