A mineradora Samarco informou que aconteceu um deslocamento de 'massa residual', ou lama, na tarde desta quarta-feira (27) na barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.
De acordo com a assessoria de imprensa da mineradora, cujos donos são a Vale e a BHP Billiton, os funcionários foram retirados da área.A mineradora também informou que a ocorrência aconteceu dentro da área das barragens, entre Fundão e Santarém, e não houve vazamento externo. Ninguém ficou ferido (leia nota na íntegra ao fim da reportagem).
A Defesa Civil e a Prefeitura de Mariana disse que tomou conhecimento do deslocamento, mas não foi ao local. O Ministério Público enviou uma equipe à Samarco para verificar a ocorrência.
O deslocamento de lama ocorreu, conforme a mineradora, por causa das chuvas dos últimos dias. Na última semana choveu muito na cidade, mas segundo a assessoria da Prefeitura, não chove nesta quarta-feira na cidade.
Segundo a Samarco, as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis com base no continuo monitoramento.
Tragédia em novembro
A Barragem de Fundão da mineradora Samarco se rompeu no dia 5 de novembro de 2015. O distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi o mais afetado. A enxurrada de lama também atingiu cerca de 40 cidades em Minas e no Espírito Santo. O desastre ambiental deixou 17 mortos e dois desaparecidos.
Leia a íntegra da nota da Samarco
A Samarco informa que ocorreu, na tarde de hoje, 27 de janeiro, uma movimentação de parte da massa residual da Barragem de Fundão devido as chuvas das últimas semanas.De forma preventiva e seguindo seu Plano de Emergência, os empregados, que atuam próximo à área afetada, foram orientados a deixar o local.
Não houve a necessidade de acionamento de sirene por parte da empresa. As defesas civis de Mariana e Barra Longa foram devidamente informadas.Ressaltamos que o volume deslocado permanece entre a barragem de Fundão e Santarém, dentro das áreas da Samarco. A Samarco reafirma que as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis com base no continuo monitoramento.