A Microsoft está pedindo que os usuários do Windows instalem imediatamente uma atualização depois que os pesquisadores de segurança encontraram uma vulnerabilidade séria no sistema operacional.
A preocupação esta na falha de segurança, conhecida como PrintNightmare, afeta o serviço Windows Print Spooler.
Pesquisadores da Sangfor, empresa cibernética, acidentalmente, publicaram um guia de como explorar o serviço. Especialistas da Microsoft encontraram vulnerabilidades no Spooler de impressão, que permite que vários usuários acessem uma impressora.
A Microsoft alertou que os hackers, exploram a vulnerabilidade e podem instalar programas, visualizar e excluir dados ou até mesmo criar novas contas de usuário com direitos totais de usuário. Isso dá aos hackers comando e controle suficiente do seu PC para causar alguns danos sérios.
O Windows 10 não é a única versão afetada — o Windows 7, mesmo após a empresa anunciar que não lançaria mais atualizações, esse mesmo sistema operacional não está livre da falha.
As atualizações para o Windows Server 2016, Windows 10, versão 1607 e Windows Server 2012 são "esperadas em breve", disse a empresa.
"Recomendamos que você instale essas atualizações imediatamente", disse a empresa.
Microsoft pede para que os usuário sempre verifiquem se há atualizações disponíveis.
Como atualizar?
Verifique sua atualização em: Iniciar, em seguida, clique em Definições, após em Atualizações e Segurança até chegar em Windows Update
As atualizações geralmente aparecem nas notificações do sistema e são feitas automaticamente ao reiniciar o PC.
Se houver alguma boa notícia é que a atualização de segurança atual é cumulativa, o que significa que também contém correções anteriores para problemas de segurança anteriores.
Windows X hackers
Este é o alerta mais recente da empresa. Em 2020, Agência de Segurança Nacional dos EUA chegou a alertar a Microsoft sobre uma grande falha em seu sistema operacional Windows que poderia permitir que hackers se apresentassem como empresas de software legítimas.
Os hackers também acessam servidores para o popular serviço de e-mail e calendário.
Novo sistema
A Microsoft prepara lançar um patch, seu mais novo sistema operacional, e está em fase de testes, O Windows 11 chega seis anos depois que a Microsoft revisou seu sistema operacional pela última vez com o Windows 10.
De acordo com CCS Insight,uma grande atualização que agora está rodando em cerca de 1,3 bilhão de dispositivos em todo o mundo.