O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investigam, no momento, 7 casos suspeitos de sarampo no estado. Entre eles estão dois pacientes de Teresina, quatro em Milton Brandão e um em São Miguel do Tapuio.
O Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (27) informava que cinco exames sorológicos (IgM) estavam em fase de triagem e outros três em análise na unidade. A Sesapi atualizou o quadro nesta segunda-feira (30) e informou que um já foi descartado, confirmando que o número de casos suspeitos está em 7.
Segundo secretaria, o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, estão com amostras dos casos suspeitos para investigação. O levantamento aponta que, ao todo, 12 exames foram solicitados. Destes, quatro tiveram o resultado liberado, sendo dois positivos, um negativo e um inconclusivo.
Sarampo: uma doença grave e sem tratamento específico
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.
Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima.