O secretário estadual de Educação, Ellen Gera, convidou o diretor do Centro Estadual em Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, Alberto Machado, para coordenar as escolas de tempo integral do Piauí. O novo coordenador atua há quase 15 anos na instituição, que desde a implantação da modalidade tempo integral alcançou bons índices no ensino médio público. A ideia agora é levar as boas ideias implantadas na Didácio Silva para as demais escolas de tempo integral do Piauí.
“Trouxemos para a nossa equipe da secretaria um professor que já obteve bons resultados na Didácio e veio agora com uma missão muito importante de trazer para coordenação de tempo integral e para a secretaria os resultados que ele obteve na escola, na comunidade e levar isso para nossa rede. É uma pessoa fantástica, tem um ótimo relacionamento com a rede e tem um engajamento próprio muito importante. É uma pessoa extremamente proativa, conhece as escolas de tempo integral, conhece gente e a nossa ideia é trazer um pouco do cheiro da escola para dentro dos corredores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc)”, disse Ellen Gera.
Alberto Machado conta que a partir do projeto da gestão de ensino implantado no Didácio Silva, localizada no Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste da capital, o objetivo era vencer as mazelas que estavam ocorrendo dentro da escola, como violência e a evasão de alunos. Ele afirma que os índices de reprovação chegaram a atingir a porcentagem de 40% e o índice de evasão chegou a mais de 40%.
Alberto, juntamente com a gestão da escola, apostou no protagonismo dos alunos e nas atividades desenvolvidas para que o estudante gostasse de ficar mais tempo no ambiente escolar. “Com as ações realizadas dentro do sistema integral, foi possível diminuir drasticamente os níveis de evasão escolar. Conseguimos aumentar os índices de aprovação interna, mais de 94% de aprovação, e alavancar os níveis de avaliações externas como IDEP, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A gente disparou diante de escolas renomadas da capital, com primeiras colocações”.
Ele comenta que foi uma verdadeira prestação de conta com a comunidade. “As pessoas estavam tirando seus filhos de escolas particulares para colocar na escola pública, foi esse um dos objetivos e um dos grandes êxitos que a gente obteve na Didácio”.
Superintendências mais focadas na aprendizagem
O secretário de Educação explicou que as Superintendências são agora mais focadas na aprendizagem e que a estratégia do Ensino Médio e do Ensino Fundamental é regular as escolas de tempo integral. Com o convite feito ao diretor Alberto, ele acredita na importância de alguém familiarizado diretamente com o ensino.
O professor Alberto Machado relata que é um desafio sair da gestão da escola, porém, é algo necessário. “Lá é um trabalho de equipe, não é só a figura do professor Alberto. Sentimos a necessidade de estar replicando esse trabalho já desenvolvido dentro da Didácio, de uma longa experiência de mais ou menos 15 anos na gestão, e oito anos com tempo integral”.
O modelo atende ao que o novo Ensino Médio busca, como a flexibilização do currículo, o protagonismo juvenil, a valorização dos docentes e a participação da família na comunidade escolar. Alberto reconhece as dificuldades que a educação enfrenta e afirma que o cuidado também vai ser dado para as estruturas. “Meu maior projeto dentro das escolas é o protagonismo juvenil, eles carregam a escola para também serem gestores dela”, disse.
Quando eu entrei na escola, sem experiência alguma, quem me dirigiu foram os estudantes. E você como estudante é que sabe o que é melhor para você. Esse apoio e exemplos são muito importantes, porque as palavras contagiam e os exemplos arrastam. O novo coordenador pretende visitar as 79 escolas do Estado com a missão de desburocratizar e orientar os gestores.