Monja budista Ani Zamba Chözom está em Teresina para participar de Ciclo de Palestras

Monja vem ao Piauí há mais de 10 anos para ajudar a debater os temas com a comunidade budista e interessados em geral.

Monja budista Ani Zamba Chözom. | Efrém Ribeiro
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com a intenção de debater a filosofia budista e abrir a mente dos participantes para temas que envolvem a espiritualidade é que está acontecendo em Teresina, deste esta terça-feira, dia 07, até o próximo domingo, dia 12 de maio, um Ciclo de palestras que irá contar com a participação da monja budista Ani Zamba Chözom. Ela é atual diretora da Associação Visão Dipankara, um projeto social-comunitário na cidade de Mucugê, no interior da Bahia e vem ao Piauí há mais de 10 anos para ajudar a debater os temas com a comunidade budista e interessados em geral.

Ela explica que neste evento a maior intenção é tentar dividir com outras pessoas os ensinamentos e mostrar a elas que existem ferramentas para que possamos fazer uma transformação no processo mental para que se busque a felicidade genuína. ?O budismo não é uma religião, é mais do que um sistema de crenças e sim uma forma, um caminho e opção para que as pessoas possam buscar entender melhor o processo mental e assim, buscarem a transformação interior. É olhar para dentro e buscar uma nova forma de percepção onde eu não deposite minhas expectativas de felicidade fora de mim?, explica Ani Zamba.

Ela destaca ainda que a sua abordagem do budismo é não-sectária, acessível e prática para a vida diária. ?Em um mundo em que vivemos escravos de condicionamentos, as palestras são uma forma de mostrar, através da filosofia budista, que é possível quando se entende o poder da nossa mente realizar transformações para buscar a felicidade de forma genuína e verdadeira e não apenas condicionada a fatores externos e transitórios. Quando nos apegamos a esses tipos de valores é muito mais fácil vivermos frustrados?, explica.

"Diálogo sobre liberdade e liberação: questões da filosofia e da espiritualidade budista". são alguns dos temas debatidos durante o Ciclo de Palestras que acontece a partir das 19h30 nesta quinta e sexta-feira (09 e 10) no Auditório Botica, que fica localizado na Rua Desembargador Pires de Castro, Centro-Sul. No sábado e domingo, o evento continua e acontece durante todo o dia.

A monja Ani Zamba Chözom é renunciante e praticante do Budismo há mais de quatro décadas. Ela encontrou no mestre kyabje Thinley Norbu Rinpoche (1931-2011) o seu lama-raiz, estudando com alguns dos mais respeitados gurus nas quatro principais escolas do Budismo Tibetano, incluindo S.S. o Dalai Lama e seus tutores.

Ani Zamba Chözom, nascida em 1948, em Londres, detém o título de Gelongma, que se refere à ordenação plena na qualidade de monja.

Desde 1969, a monja tem vivido e ensinado na Ásia (Tailândia, Coréia, Birmânia, Japão), onde desempenhou várias atividades de natureza filantrópica e espiritual, como o trabalho com Madre Teresa de Calcutá, como missionária no Camboja e no Vietnã e a fundação do ?The Wisdom Heart Center?, em Hong Kong. Atualmente tem levado seus conhecimentos e habilidades pela região do Nordeste do Brasil.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES