Os moradores de um trecho da Rua Arlindo Nogueira, situada na zona Norte de Teresina, estão reclamando da falta de recapeamento asfáltico do local. Segundo eles, há cinco meses a Prefeitura de Teresina pavimentou as ruas localizadas no entorno da Arlindo Nogueira, mas manteve o calçamento antigo na via.
“Asfaltaram todas as ruas mas deixaram a nossa nessa situação. Cobramos uma explicação e a prefeitura disse que no banco de dados a rua consta como asfaltada. Não entendemos o que aconteceu”, afirma o morador Daniel Silva.
O morador afirma, ainda, que outro fator determinante para a população exigir que a administração municipal asfalte o trecho é que no local reside uma deficiente física que depende de uma cadeira de rodas.
No momento da reportagem a mulher não estava em casa. “A dona Fátima [cadeirante] sofre sem acessibilidade. É impossível transitar numa rua cheia de pedras”, acrescenta Daniel.
Além da falta de recapeamento, os moradores denunciam também a ineficiência da coleta domiciliar de lixo na região e a presença de matagal. De acordo com outro residente da rua, Fávio Moraes, os garis não estariam recolhendo os resíduos de forma correta. “O carro de lixo não passa com a frequência certa”, conta o morador.
Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), por meio da Coordenação de Asfalto, alegou limitações financeiras para asfaltar o restante da Rua Arlindo Nogueira.
“Algumas obras de asfaltamento são realizadas em apenas alguns trechos de uma mesma via. A questão orçamentária é planejada com bastante antecedência, visando a trafegabilidade na região”, disse a nota.