MAURICIO STYCER
Crítico do UOL
Em Paraty (RJ)Meia hora antes da inauguração da Festa Literária de Paraty, um pequeno grupo de moradores da cidade chamou a atenção diante da Tenda dos Autores, onde se realizam os principais debates do evento. Eles portavam cartazes e camisetas com frases de protesto à presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, escalado para a conferência de abertura da Flip.
?Viva Saramago. FHC não!?, gritava a camiseta de Indalécia Freire, a organizadora do protesto. ?O que você acha de FHC abrir uma festa literária em pleno ano eleitoral??, perguntava ela; Funcionária pública, sem filiação partidária, Indalécia esperava um número maior de manifestantes ? menos de dez compareceram ao protesto.
?Ele podia vir em qualquer ano, menos neste. Ele é porta-voz de um partido político. A simples presença dele já é uma opção política da Flip?, acrescentou Indalécia.
Segundo Flavio Moura, diretor de programação da Flip, a presença do ex-presidente explica-se pelo fato de o homenageado do ano ser o sociólogo Gilberto Freyre. ?Sei que seria controverso, mas é uma figura totalmente relacionada à obra de Freyre?, disse Moura.