A onda de assaltos no Bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, vem assustando os moradores e comerciantes da região. Segundo os populares, os assaltos são recorrentes e começaram a acontecer desde que o Hospital do Monte Castelo parou as atividades para dar início à reforma do prédio.
Na Rua Antônio Cavour Miranda, em que o hospital está instalado, o número de assaltos ocorridos durante todo o ano passado é elevado. De acordo com o proprietário de uma farmácia, Robson dos Santos, só a sua farmácia foi assaltada 3 vezes em 2013. ?Antes de completar dois meses de um, eles voltavam e faziam a mesma coisa. Isso acontece porque eles veem a facilidade que é praticar roubos aqui?, lamenta.
A sequência de assaltos registrada no estabelecimento de Robson dos Santos não deixou de acontecer quando terminou o ano. Na quarta-feira desta semana, por volta das 20h20, um assaltante entrou em sua farmácia e levou todo o dinheiro apurado no dia.
?Estava com minhas duas filhas que moram no Rio de Janeiro e que vieram passar as férias comigo. Eles entraram, pegaram o dinheiro e saíram?, comenta o empresário ressaltando que um ladrão ainda trocou tiros com a polícia.
?Ao passar da porta, ele encontrou com dois policiais e começou a troca de tiros. Um dos tiros ainda pegou aqui dentro da farmácia, mas não atingiu ninguém?, acrescenta ao mostrar a marca do tiro na parede.
Além de Robson, todos os moradores, em especial as mulheres, vêm sofrendo com a ação dos meliantes. Ao passarem nas proximidades do hospital, a chance de terem suas bolsas levadas é grande.
limar Soares Rios, agora trabalha em seu comércio com a porta fechada. Ele conta que no mês de novembro do ano passado, foram dois assaltos. ?Agora só trabalho com as portas fechadas, porque a onda de assaltos está muito grande?, declara.
O comerciante destaca ainda que esses inúmeros casos de assaltos surgiu depois que o hospital fechou para reforma, que já dura mais de 3 anos. ?Quando funcionava, aqui tinha polícia direto. Hoje, não existe policiamento ostensivo e a policia só aparece quando acontece um assalto?, finaliza.